Hokage

É o mais alto título que um ninja de Konoha pode receber. Ser um Hokage é comandar e proteger toda a vila e seus habitantes. É o Hokage que designa as missões para os ninjas, ele é a ordem e é muito respeitado, tendo seu rosto esculpido no Memorial Hokage.
Historias dos Hokages e quem são eles:

1°Hokage- Shodaime
O Primeiro Hokage, com a ajuda de seu irmão, o futuro Nidaime, fundou o vilarejo de Konoha. Treinou Sarutobi, que seria o terceiro Hokage mais tarde. Era conhecido por possuir Kekkei Genkai que permitia usar técnicas baseadas em madeira, e o Mokuton Hijutsu é sua especialidade. Além dessa habilidade, Shodai tinha outra muito poderosa, a Hokage Shiki Jijun Jutsu: Kakuan Nitten Suishu, que controlava o chakra de um Jinchuuriki, e dizem que foi por essa habilidade que ele se tornou o primeiro Hokage. Ele também é avô de Tsunade, a atual Godaime. A estátua da direita, no Vale do Fim, representa o Shodai, cujo nome é Hashirama, do clã Senju. Ele já utilizava o título de Hokage antes mesmo de Konohagakure ser fundada, e foi dele que partiu a idéia da fundação das vilas ninja, sendo Konohagakure a primeira delas. Como possuia o poder para manipular bijuu, distribuiu os nove demônios existentes entre os cinco principais países do mundo ninja.

2°Hokage-Nidaime
Nidaime Hokage ajudou o irmão mais velho, o Shodai, a fundar a vila de Konoha. Foi professor de Homura, Koharu e Sarutobi (posteriormente nomeado Sandaime Hokage). Quando invocado pelo Edo Tensei de Orochimaru, mostrou ter um conhecimento vasto sobre jutsus Suiton poderosos, dando a entender que essa era sua especialidade. Também possuia uma espada baseada em dano por chakra Raiton (ou seja, eletricidade), chamada "Raijin". Morreu por causas desconhecidas. Seu nome é Senju Tobirama, e ele também fazia parte do clã Mori no Senju, o mais poderoso clã ninja antes da fundação das vilas. Foi Tobirama o responsável pela criação do Konoha Kaimu Butai, a polícia militar liderada pelo Clã Uchiha.

3°Hokage-Sandaime
Sarutobi teve como sensei os dois primeiros Hokages, ele ganha o título de Hokage das mãos do segundo Hokage. Sabe usar ninjutsus, genjutsus e taijutsus como ninguém, sendo capaz de chamar a ajuda do grande macaco Enma. É forçado a voltar ao cargo de Hokage, após a morte do quarto Hokage. Sarutobi é calmo, amoroso, compreensivo. Morre na luta contra Orochimaru, usando a mesma técnica que o Yondaime usou para selar a Kyuubi. É pai do jounin Sarutobi Asuma, e avô de Konohamaru. Seu nome completo é Sarutobi Hiruzen.

4°Hokage-Yondaime
Foi um dos mais poderosos ninjas de Konoha, treinado pelo sannin Jiraya. Yondaime é usuário do jutsu Rasengan e é um dos poucos que consegue invocar o Gama Bunta(rei dos Sapos). Quando o Sandaime o nomeou como novo Hokage, Orochimaru ficou muito descontente. Yondaime também treinou uma equipe de genins: Hatake Kakashi, Rin e Uchiha Obito. Uma de suas técnicas mais famosa e poderosa é uma que ele desenvolveu sozinho, chamada Shiki Fuujin, a qual usou para selar a Kyuubi no corpo de um recém-nascido, morrendo no processo. Yondaime é conhecido como o "Relâmpago Amarelo de Konoha" graças à sua técnica Hiraishin no Jutsu. O mangá já informou que o nome do Yondaime é Namikaze Minato, e que ele é o pai de Uzumaki Naruto, como a maioria dos fãs suspeitava.

5°Hokage-Godaime
Neta do Shodaime, Tsunade é uma sannin junto com Jiraya e Orochimaru, treinados pelo Sandaime. É uma ninja especializada em jutsus médicos e tem uma força assustadora, podendo destruir uma montanha com apenas um soco. Ganhou do avô um colar muito precioso que mais tarde presenteou à Naruto, pois ele tinha os mesmos ideais e a mesma força de vontade que seu falecido irmão e um jovem por quem fora apaixonada. Aceitou o pedido dos anciãos e de Jiraya para ser a nova Hokage, depois da morte de Sarutobi. Ela também tem uma aprendiz, Shizune, que é sua assessora. A Godaime hokage também treina a kunoichi Haruno Sakura. Apesar de ter mais de 50 anos, ela usa um jutsu para manter uma aparência jovem, tem gênio imprevisível e é viciada em jogos de apostas.

6°hokage

Durante a conferência de emergência na capital do país do fogo , os conselheiros da Aldeia da Folha (Mitokado, Utatane e Danzou),Anbus, Nara Shikamaru e o Senhor Feudal do País do Fogo estão decidindo os próximos passos para Aldeia da Folha seguir a diante o mais depressa possível.

Homura diz que Aldeia da Folha continuará trabalhando para avisar o que a Akatsuki pode fazer, um dos líderes continua perplexo por saber o que aconteceu a Aldeia da Folha e que o País do Fogo necessitara de reforços imediatos, mas primeiro devem fazer o orçamento e considerar a ajuda dos outros países ninjas. Danzou então diz que há algo a considerar antes de tal decisão – Quem será o próximo Hokage – deixando todos ali surpresos.

O Senhor Feudal do País do Fogo diz que não seria melhor esperar a Hokage Tsunade Senju acordar, mas Danzou diz que a Sannin continua em coma e não se sabe se ela vai acordar, além de que eles não podem criar um plano se saber se ela sairá do coma, fora o fato dela ser uma das responsáveis por Aldeia da Folha ter sido destruída, Kaharu nada diz e o Senhor Feudal diz que ele gostaria que Jiraya fosse o escolhido para ser Hokage, pois o Senhor Feudal o adorava, mas como ele se foi teriam de achar outro, Danzou ia falar e então Shikaku diz que nomeia Kakashi Hatake para ser o próximo Hokage, fazendo Danzou olhá-lo com ódio.

O Senhor Feudal fica feliz ao ouvir aquilo, pois sabe que Kakashi era filho de Sakumo Hatake e pergunta se alguma oposição, muitos dos senhores shinobis concordaram devido a fama do Hatake e poucos negaram por ele ser um pouco novo, mas logo concordaram,pois Namikaze Minato era muito jovem quando escolheram-no. Um dos líderes do País do Fogo pergunta quem era o mestre de Kakashi e Homura diz que foi o Quarto Hokage e então o Senhor Feudal ironiza a decisão, visto que como Kakashi foi aluno do Quarto Hokage, este foi aluno de Jiraiya e ainda este foi aluno do Terceiro Hokage.(e este foi aluno do Primeiro Hokage).

Quando ia se decidir, Danzou fala que Os Ensinamentos do Terceiro foram tão bons que destruíram a Aldeia da Folha, assustando o Senhor Feudal com aquela resposta. Danzou então diz que o líder da Akatsuki, aquele que destruiu a aldeia, Pein, foi aluno de Jiraiya, mostrando o que acontece quando se simpatiza com os outros países lhes dando poder e que essa espécie de pensamento é fraco.

Danzou também diz que a fraqueza levou à traição da Aldeia da Areia e permitiu que Orochimaru planejasse destruir Aldeia da Folha e também diz outros relatos, como a formação da Akatsuki e o pensamento do Terceiro, fizeram Uchiha Sasuke, o Último dos Uchihas deixasse Aldeia da Folha por motivos obscuros. Ele então se levanta rapidamente e diz que agora precisam de um Hokage que os tire desta confusão para reforçar as leis do mundo ninja que os governam e que este Hokage é ele.

Um dos líderes do País do Fogo diz ao Senhor Feudal que seria melhor deixar Danzou tomar conta da situação, o Senhor Feudal nada diz e Shikaku diz que os líderes não se podem deixar se levar pelo fanatismo de Danzou de ser Hokage, mas antes que possa terminar sua frase, o Senhor Feudal toma sua decisão e diz que o Sexto Hokage será Danzou, fazendo este sorrir.

Após voltar para a Aldeia da Folha, Danzou vai ao recinto de Tsunade, onde ele soube que ninjas de Kumogakure estão procurando o Hokage, ao chegar encontra dentro da barraca os shinobis de Kumo –Samui,Omui e Kamui que descobriram que Tsunade está em coma devido Shizune estar lá, então Danzou diz que Tsunade não é mais Hokage e que ele é o novo Hokage, Shizune se horroriza ao saber daquilo, então Samui lhe entrega a carta do Raikage dizendo os últimos acontecimentos na Aldeia da Nuvem – que Sasuke se tornou um Akatsuki e raptou oJinchuuriki do Hachibi,Kira Achi, junto com mais 3 pessoas – Samui então pergunta qual é a decisão do Hokage e este diz que à partir de agora Sasuke será um Nukenin, e que deve ser morto assim que for avistado.