Animais

Alguns ninjas adaptaram seu estilo de luta ao auxílio de animais. Existem clãs inteiros que dedicam suas técnicas e tradição inteiramente à sua parceria com esses bichos – e podem até mesmo surpreender os adversários com o uso inusitado das habilidades de cães, insetos ou até porcos!
Diferentemente dos summons (seres invocados com o Kuchyiose no Jutsu, que somem para outra dimensão quando não são mais necessários ou não têm mais condições de lutar), esses animais acompanham seus “mestres” o tempo todo e são presença constante e necessária nas batalhas.
O clã Inuzuka, conhecido por ter as mais variadas técnicas de luta em conjunto com seus parceiros caninos, já apresentou na série vários exemplos de seus membros quadrúpedes.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Akamaru
Idade: 3~4 anos na primeira fase (6 anos em Naruto: Shipp.)
Altura: 29.1 cm (na primeira fase)

Peso: 5.3 kg (na primeira fase)

Data de Nascimento: 7 de julho

Seyuu: Junko Takeuchi (a mesma seyuu de Uzumaki Naruto)


Akamaru é o parceiro inseparável de Inuzuka Kiba e “ninken”( ”cão ninja”) deste. “Aka” significa “vermelho”: na luta contra Naruto no Chuunin Shiken, o cãozinho fica com o pêlo vermelho após ingerir uma pílula. Na primeira parte da série, Kiba carregava Akamaru em cima da cabeça ou dentro da jaqueta – mas, depois de três anos, o cachorro crescera o bastante para seu dono poder montá-lo (Kiba parece não ter percebido essa mudança, no entanto).
Uma das maiores vantagens de ter Akamaru como parceiro são seus sentidos aguçados – como olfato e audição –, tornando a dupla uma ótima opção para rastreamento, como vem sido mostrado ao longo da série. Além disso, o cachorro consegue sentir chakra com o nariz e informar a seu dono o nível de poder do adversário. Apesar de não poder utilizar livremente o próprio chakra, Akamaru faz parte dos ataques mais poderosos de Kiba. Seu único “golpe” individual seria o “Dynamic Marking” (“Dainamikku Mākingu”).

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Haimaru Sankyoudai
Os “Haimaru Sankyoudai” (são três irmãos) são os cães que acompanham Inuzuka Hana, a irmã mais velha de Kiba. “Hai” significa “cinzas” ou “cor cinza” (também pode significar “sim”) e é uma provável referência ao fatode o pêlo dos três ser cinza.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Kuromaru
Kuromaru (“Kuro” significa “preto”, e “maru” é um sufixo comum em nomes masculinos) é o companheiro canino de Inuzuka Tsume, a mãe de Kiba e Hana. Como o nome sugere, seu pêlo é negro; tem uma aparência bastante lupina, usa um tapa-olho no lado direito do rosto e não tem a orelha esquerda. Ao contrário dos outros representantes caninos do clã Inuzuka, Kuromaru parece poder falar em linguagem humana.
Apesar de o clã Inuzuka ter o maior número de bichos figurando na história, outro clã também usa sua relação com animais para lutar: o clã Aburame.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Insetos
A mais incrível e chocante informação a respeito dos insetos desse clã talvez seja o fato de os bichos viverem em simbiose com o corpo dos membros dessa família – mais precisamente dentro do corpo deles. Os insetos vivem por baixo da pele de seus mestres e entram e saem por pequenos buracos ao longo do corpo, como foi mostrado durante a luta entre Abumi Zaku e Aburame Shino.
Essa relação é proveitosa para os dois lados: enquanto o ninja hospedeiro provê proteção, habitação e permite que os insetos se alimentem de seu chakra, os bichos obedecem cegamente aos comandos do dono, tornando possível o uso de jutsus sem a necessidade de selos ou conversão de chakra.
Fora isso, existem inúmeras vantagens no uso de insetos como armas: um inseto fêmea deixado discretamente no corpo do adversário permite que o Aburame rastreie o outro pelo odor. Esses bichos também podem até mesmo servir como “batedores”, arrecadando informação e trazendo de volta para o ninja hospedeiro. Aburame Shibi (o pai de Shino) também já mostrou que os insetos conseguem desintoxicar uma pessoa envenenada.

Por fim, existem também os animais que agem em sincronia com shinobis mesmo sem a tradição de um clã:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Tonton
Tonton é o porco de estimação de Tsunade, mas geralmente é vista na companhia de Shizune (que é quem realmente toma conta dela). Tonton usa um jaleco marrom e um colar de pérolas e se comunica com os humanos por meio de ruídos (ela grunhe “buhi”, que é a onomatopéia japonesa correspondente ao “óinc”). Aparentemente, Tsunade e Shizune entendem o que a porquinha “fala”.
Seu olfato parece ser muito desenvolvido, já que ela é capaz de rastrear coisas ou pessoas pelo nariz.